Menu Paginas

segunda-feira, 20 de julho de 2015

CAGECE INVESTIRÁ R$ 175 MILHÕES EM AÇÕES CONTRA DESPERDÍCIO DE ÁGUA

19/07/2015 - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai investir R$ 175 milhões em ações contra o desperdício hídrico no Ceará pelos próximos quatro anos.
A informação foi repassada pelo presidente do órgão, Neurisangelo Freitas, durante o lançamento da campanha “Água: trate com carinho”. As atividades iniciaram com passeio ciclístico realizado na manhã de ontem, no Parque Ecológico do Cocó.
A companhia pretende orientar usuários sobre vazamentos na rede de
abastecimento, desperdícios domésticos e fraudes - popularmente conhecidas como “gatos”. As pessoas serão ainda estimuladas a denunciar irregularidades e outros problemas por meio de aplicativo para smartphone e central de atendimento.
Dentre as ações previstas para reduzir a perda de água até 2019, está a implementação do Distrito de Medição e Controle, que consiste na limitar áreas de distribuição a uma única linha de abastecimento. Assim, a companhia teria maior controle do sistema, notando a origem da perda, seja por vazamentos ou fraudes.
“Como hoje o nosso sistema é integrado e recebe água de várias linhas, não se percebe isso com clareza. Ao limitar uma área, criando pequenas redes, vamos ter uma identificação mais eficiente”, defende Freitas.
Conforme o presidente da Cagece, 26% de toda a água distribuída pela companhia não possui retorno financeiro. Esse índice demonstraria o quanto é perdido por vazamentos e ligações clandestinas ao longo da rede.
As fraudes representaria 13% dessa porcentagem, segundo a estimativa do órgão. “Se uma determinada região aumenta a demanda, isso acaba nos sinalizando alguma fuga de água do sistema. Mas identificar ainda é difícil, por isso é importante a ajuda dos usuários”, explica Freitas.

O POVO Online
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário